Fatos, Fotos e Frases... Força, Fabi!

sábado, 23 de julho de 2011
Olá meus queridos e queridas... resolvi fazer um segundo post, mas este será um desabafo. Caso não esteja com saco para a minha "lenga-lenga" de eu vou mudar, vou fazer tudo certinho, fica a dica: pare de ler agora mesmo e volte amanhã! =)

Acabei de visitar o blog da Sô Duduss Alarcon e tive um misto de sentimentos que causou uma coisa muito legal aqui dentro de mim. Li seus relatos pré, durante e pós cirurgia e me vi tantas vezes em seu lugar. A ansiedade em se tornar magra, a decisão firme em operar, o êxtase na perda dos primeiros kilos... e agora eu me pergunto:

Onde foi que eu errei?

Eu tive a mesma decisão, eu resolvi mudar, eu submeti meu corpo à uma mudança, eu tive que engordar, sim, alguns kilos para poder fazer a cirurgia (pela primeira vez confesso isso em público!!!), pois quando resolvi operar eu não tinha o IMC indicado. Foi tudo tão difícil, tão cansativo. As pessoas comentavam que eu era louca. Minha família e alguns amigos próximos sempre apoiaram a minha decisão, e lá no começo eu me sentia orgulhosa por ter vencido.

... mas em algum lugar do caminho, infelizmente, eu dei meia volta e regredi!

Incluí alimentos errados à minha alimentação... com preguiça, deixei muitas vezes de ir pra academia. Meu pior inimigo, o chocolate, virou presença constante. O refrigerante virou acompanhante do almoço, do jantar, e de vários momentos do dia...

E a cirurgia, em si, só fez efeito nos primeiros 6 meses. Eu parei de emagrecer a muito tempo. E engordar se tornou uma realidade. Acho que como eu nunca fiquei magra de fato, eu não me liguei nessa transição. Meu corpo não sentiu esses dez quilos. Vamos ao fato # 1: meu corpo tem forma de maçã e é o pior para demonstrar os efeitos do emagrecimento!


Eu percebo que as meninas que tem corpo em forma de pêra tem muito mais facilidade pra emagrecer rápido e aparecer! Geralmente elas não tem muita barriga, tem mais quadril e perna, e quando começa a emagrecer, ficam lindas logo de cara! Veja nas minhas fotos, eu era uma grávida de 14 meses! A perna não era gigante, nem os braços... os peitos continuam grandes porque eles sempre foram, mas a barriga é o meu caos! Emagreci 34 kilos e não vi diferença nela... Engordei 10 e tô parecendo grávida de novo!

Eu fico vendo fotos de Antes & Depois de abdominoplastia e fico comparando: "Ah, a minha barriga é assim... ah, a minha barriga se parece com esta aqui..." ... então, para ter realmente ideia de como está a minha barriga eu tirei uma foto de frente e de perfil, usando roupas íntimas, na sexta-feira...

Juro! Eu quase chorei quando baixei as fotos... não estou fazendo tipo, nem quero ser digna de pena, mas estou abrindo meu coração. A minha barriga é pavorosa!!! Ela é muito grande...

Diante disso tudo, do fato de ver a minha barriga como ela realmente é, sem murchar, sem bermuda do Dr. Hollywood, preciso pegar pesado em outras coisas, além do que já tenho feito. Acho que sessões de drenagem linfática podem ajudar, o que vocês acham? Abdominal também tem que virar rotina!

Uma frase que li no blog da Sô e me marcou muito:

NINGUÉM VAI MUTILAR DOIS ÓRGÃOS (INTESTINO E ESTÔMAGO) PARA CONTINUAR NA MESMA VIDA... (Sô)

Realmente! Eu mudei meu organismo pra continuar comendo uma caixa de Bis? Eu cortei meu estômago pra depois aumentá-lo bebendo coca cola? Claro, que não!

Engraçado que, para algumas coisas eu sou tão regrada: nunca, jamais, deixo de tomar as minhas vitaminas diárias (Centrum, Complexo B e alguma outra necessária), como carne no almoço e no jantar, ingiro bastante cálcio e proteína através de iogurte e queijo... Eu só preciso aprender a rejeitar o que me estragou. Eu sei o que é. Eu não sou inocente.

Se é difícil para um magro manter-se magro, o que dirá para um obeso mórbido.


"Dentro de um gordo há sempre um magro louco pra sair.....e dentro de um magro há sempre um gordo louco pra entrar, portanto não descuide!" (DINIZ, Lucília)

Eu vou ser forte. Eu venci. No último mês eu melhorei muito em relação aos anteriores, mas ainda não é o ideal. Vira e mexe eu tenho uma recaída, de fim-de-semana então é batata... e no momento eu não posso me dar ao direito de cometer deslizes!

Fato #2: Eu preciso eliminar algumas roupas do meu guarda-roupa! Se vocês me vissem agora, enquanto escrevo este desabafo, achariam que eu sou a Fabi de Setembro de 2009, antes da gastroplastia. Estou de pijama largo, sem sutien, de roupão gigante... como eu poderia me sentir bem assim?

Eu já havia percebido que preciso mudar o guarda-roupa na quinta-feira... tenho uma blusa rosa de malha bem molinha que uso pra trabalhar e que marca DEMAIS o meu abdome. Eu me sinto mal com ela, e ela me deixa imensa! Pra que usá-la então? Decidi que amanhã vou aproveitar a folga do domingo para aposentar as roupas que não me favorecem, que me deixam pra baixo...

Enfim. Eu sei que esse poste gigante foi MAIS DO MESMO. Não tem nada de diferente desde que criei o blog em Abril, mas sinto que precisava externar tudo isso, precisava pôr pra fora. Como eu disse, eu estou me comportando muito bem no último mês, mas não é o ideal. Então eu preciso me cobrar todos os dias, todas as horas, e quiçá, todos os minutos. Eu não posso me dar ao luxo de comer uma caixa de Bis. Eu não posso me dar ao luxo de beber suco com as refeições. Eu não posso me dar ao luxo de sentir preguiça e não ir pra academia. Eu não posso me dar ao luxo de não beber água e ficar uma semana sem fazer o number 2.

Fato #3: Eu sou uma pessoa em que a cirurgia não foi 100% bem sucedida! Tem gente que emagrece até comendo pizza todos os dias, eu não sou assim. Aliás, nunca fui, sempre sofri pra emagrecer. Então, não poderia esperar que a cirurgia bariátrica fosse a solução dos meus problemas. A solução para o meu problema está dentro de mim. A força que resiste à um chocolate, é a mesma força que falta para recusar um refrigerante. Não posso esquecer do meu passado. Ele é muito recente, aliás. E meu médico nunca garantiu que eu não voltaria pra ele de novo... eu não posso esquecer disso!

"Quem não pode recordar-se do passado, está condenado a repetí-lo." (retirado do blog da Sô também)

Enfim. Este mês de Julho está sendo de mudanças para mim. Mudanças que eu jamais me julguei forte para encarar. E estou vencendo. Que estas mudanças sirvam de incentivo para o que falta mudar no meu corpo, na minha atitude, no meu peso e na minha cabeça.

Eu sou a Fabiana. Eu sou uma obesa. Eu penso como obesa e continuo agindo como obesa. Meu estômago foi modificado, mas meu cérebro continua igual. Só depende de mim.

Desculpe o livro. Eu precisava disso, me fez bem.

Abraços a todos!

5 comentários:

  1. Nina disse...:

    Oi querida!
    Muito legal teu post!
    Entendo o que tu diz ao escrever e colocar tudo em ordem e se sentir melhor...
    A verdade é que só depende da gente e conseguir analisar a situação assim, de forma crítica e afim de resolver o que não funcionou, já é um grande passo.
    Torço por ti!
    beijos*

  1. Aline Brich disse...:

    Na verdade tudo que nós obesos queriamos é que a cirugia fosse como uma magíca neh???(eu queria q fosse!!..rs..)
    Mas infelismente não é!!!!
    Agora mas do que nunca só depende de vc.....esse post mostra que sua consciência se deu conta disso.
    Então amiga,,dê o seu melhor por vc!!!!!!!.......Forçass.
    Torcendo sempre por vc!!!
    Bjussss.....

  1. Débora Durães disse...:

    Ola,
    O blog é seu amiga, e vc esta certa em escrever o que quiser.
    Desabafa mesmo!!!!
    Eu amo seu blog!!!
    bjos

  1. Grazi disse...:

    Querida.. puxa vida não pensei que vc não tivesse alcançado seu objetivo pessoal, ou sua meta...te vi tão linda e te vejo tão linda e magra. FELICIDADE é um estado de espírito e sempre vejo a minha amiga Fabi desta forma.
    O desabafo é necessário e totalmente seu momento, tem mais é que jogar seus fantasmas fora... mas é só isto tá bom... para mudar eu vejo uma pequena receita, na minha opinião você só precisa lembrar que nada é fácil realmente e que só com força de vontade é que as coisas mudam, vc precisa arrumar em algum momento uma atividade física que ajude a eliminar as calorias, fazer algo que vc goste e sinta prazer.. eu detesto ficar fazendo musculação e achei prazer no jump, no spnning.. enfim foi amor.. e me ajudou bastante... tenho certeza que vc também se sentirá melhor liberando a endorfina dentro de vc.. FORÇA NA PERUCA AMIGA.. VAMOS QUE VAMOS.

  1. Anônimo disse...:

    Você esta linda dessa maneira e com certeza ficara ainda mais bonita perder o que te falta. O pouco que te acompanho pelo blog Ja foi o suficiente para saber que você sempre alcança seus objetivos. Com toda certeza você vai conseguir mais essa.
    Beijos.

Postar um comentário