Dica: Como ir para Versailles/Versalhes de trem

terça-feira, 16 de junho de 2015
Bonjour :)

Conforme prometido vim aqui relatar a minha experiência de ir para Versailles (ou Versalhes, como prefiram) de transporte público.


Primeiramente, falando sobre o ingresso: eu comprei pelo site do escritório de turismo de Paris por 18 euros - era válido para dias de semana e dava acesso a tudo (chateau, grand trianon, petit trianon e jardins). O único inconveniente é que precisa buscar o ticket no escritório, que fica perto do Louvre, então você precisa analisar se vale mais comprar on line ou comprar lá na hora.

Mas vamos falar do trajeto! Como disse no último post eu fiz tudo de metrô lá, e para Versalhes eu utilizei o metrô para chegar até a estação que pegaria o trem. O trem que vai para Versalhes é o RER C. Mas o trem que vai para a estação mais próxima ao palácio, que dá pra ir a pé é o RER C5 - Versailles Rive Gauche.

Eu peguei o RER C5 na estação Gare d'Austerlitz, que era mais fácil pra mim, mas este trem para em outras estações do centro, como:

  • Champ de Mars - Tour Eiffel
  • Pont de l'Alma
  • Invalides
  • Musée d'Orsay
  • St-Michel - Notre-Dame
  • Bibliothèque François Mitterrand

Cabe a você analisar qual estação ficará mais fácil para você :)

Na estação Gare d'Austerlitz eu comprei o ticket que me daria direito de chegar à zona de Versailles, pois o ticket de metrô comum que estava usando por Paris não nos dá direito a ir para Versailles - muito cuidado aqui pois se te pegarem sem o ticket certo você pode pagar uma multa :/

Para comprar o ticket foi muito simples - naquelas máquinas você seleciona que quer comprar ticket para viajar na região de Paris e seleciona a letra V de Versalhes - ali você pode comprar o de ida ou ida e volta (que eu recomendo muito, pois a estação de Versalhes é bem pequena e pode estar lotada na sua volta). O preço varia de acordo com a estação em que você está - quanto mais perto de Versalhes, menos pagará. Eu paguei 6,50 euros por trecho.

Agora, MUITA ATENÇÃO! Eu fui seguindo as placas que direcionavam para o RER C e por um segundo eu não peguei um trem completamente errado, apesar de estar escrito Versailles nele, eu estava na plataforma errada!!! Por sorte, antes de entrar no trem eu perguntei para uma pessoa se aquele trem me levaria ao chateau de Versailles e uma moça muito simpática e solícita me ajudou, desceu comigo para a plataforma certa e me salvou :) - então, por mais que você tenha 100% de certeza, pergunte :)

Agora, é só curtir a paisagem e descer na estação Versailles Rive Gauche :)

Saindo da estação vire a direita e no farol vire a esquerda. Ande uns 3 minutos a pé e já verá os portões de entrada parecido com isso:


Se você já tiver ingresso, dirija-se à entrada para quem tem ingresso, se não, precisa se dirigir à bilheteria.

Minha experiência em Versalhes:

- Cheguei e tinha uma fila imensa até o portão, achei que era pra comprar ingresso, que nada! Era pra entrar (cheguei bem na hora da abertura), mas foi bem tranquilo.

- Fui direto para o chateau (e acho que todo mundo) e tudo estava lotado! Não dava nem pra tirar foto direito. O meu ticket dava direito a pegar um audioguia MAS eu não suporto esses trecos. Ok que eu não soube de nada da história do que eu vi, mas não me importo, depois eu leio e aprendo sobre o local.



- Depois fui para o trenzinho para me dirigir aos outros locais, pois a área é MUITO GIGANTE e a pé perderia muito tempo. Paguei 9 euros e você pode pegar o trenzinho quantas vezes quiser - guarde o ticket!

- A primeira parada foi o grand trianon - mas ele abre só as 12h00, então tive que esperar um pouquinho. Mas como foi logo na abertura, estava vazio! Muito lindo lá e os jardins também :)


- Depois fomos ao Petit Trianon - digo "fomos" pois conheci uma canadense que também estava viajando sozinha e desbravamos Versailles juntas :) a gente achou até a fazenda e uma pedra com cascata de tanto que nos "embrenhamos" pela mata rs


Enfim, foi um dia muito gostoso :) não fez um solzão mas estava uma temperatura agradável.

Pra voltar para Paris você faz a mesmo trajeto, só que ao contrário :)

Só não se esqueça de antes de embarcar no trem confirmar que aquele trem volta para Paris!!

Depois postarei como ir para Disney de RER.

Bjs,
Fabianá Oliverrá rs

0 comentários:

Postar um comentário