[Pense Magro] Dia 5: Alimente-se Devagar e Conscientemente

segunda-feira, 22 de julho de 2013
Coma devagar!

Coma devagar!

Coma devagar!


Esta é uma "dica" manjada de toda dieta, reportagem de bem-estar, etc... mas apesar de ser um MUST DO eu não cumpro.

A autora explica que o cérebro leva cerca de 20 minutos pra reconhecer a comida e passar a informação de "estou satisfeito"... Se comermos muito rápido, até o cérebro entender isso e nos avisar, a gente já terá repetido o prato e comido um boi (Friboi, como diria Tony Ramos) :D

Desenvolvi isso de comer rápido no meu primeiro emprego, onde a gente comia atendendo o telefone. Então eu literalmente engolia a comida em 5 minutos. Precisarei de muito treinamento pra reaprender a comer devagar, conscientemente. Sentir a comida, saborear, analisar a textura...

Dica da autora para desacelerar:

  • Modificar alguma coisa no ambiente de refeição, para quando percebermos esta mudança, lembrar que devemos comer devagar;
  • Ajustar um cronômetro para soar a cada 3 minutos, para assim, largarmos os talheres, aguardarmos 20 segundos, e recomeçar a comer;
  • Tomar goles de água depois de algumas porções, para ajudar a comer devagar (eu particularmente não indico pois comer bebendo, principalmente para um operado do estômago, é sentir-se mal na certa);
  • Começar a refeição com um prato quente, e comer devagar pra não queimar a língua! hehehe
  • Pendurar post it nos lugares para lembrar!

Esta será uma tarefa muito difícil pra mim, mas vamos lá!