SABOTAGEM

sexta-feira, 16 de março de 2012
Oi, gente boa! Tudubão?

Na terça-feira o programa Bem-Estar (Globo) falou sobre um tema muito legal: a sabotagem na dieta, seja por fatores internos (auto-sabotagem) ou fatores externos (amigos e família que ficam te oferecendo as comilanças). Quem quiser assistir o programa na íntegra click aqui. Caso você não tenha paciência de assistir 35 minutos de vídeo, continue lendo meu post.


O programa foi muito divertido, e todo ele foi interessante. Mas alguns pontos que chamaram atenção sobre a sabotagem na dieta foram:


Também conhecido como "Segunda-feira eu começo a dieta...". Gente, isso é #FATO de todo gordinho! Eu diria que é tradição. Quem em sã consciência inicia uma dieta na quarta-feira-dia-de-feijoada? Pois bem, segundo o Dr. Alfredo Halpern, isso é um grande erro! Ele até comentou que existem pacientes que chegam no consultório dele pra iniciar uma dieta e comentam: "Ah, doutor, até sábado eu pesava três kilos a menos, mas enfiei o pé na jaca no fim de semana..." kkkkkkkkkkk... Palavras dele: Isso é uma estupidez sem tamanho! E cá pra nós, é mesmo, néam?

Dica do especialista: COMECE HOJE!



Se presentear com comida, em caso de felicidade. Afogar as mágoas na comida, em caso de decepção. Para o bem e para o mal nós nunca devemos associar comida aos nossos anseios e ansiedades.

Dica do especialista: Quer se presentear? Compre alguma coisinha, nem que seja um vasinho de flor! No caso de alimentação emocional, seria ideal procurar ajuda médica, e até, tratar com ajuda de remédio.



"Já que eu malho, posso enfiar o pé na jaca todos os dias..." ou "Já que eu não resisti e comi um inofensivo brigadeiro, já caguei tudo mesmo, vou enfiar o pé na jaca..."

Dica do especialista: No caso da malhação, segundo o Dr. Alfredo, a pessoa que enfia o pé na jaca constantemente vai engordar, independente de malhar diariamente. Então, é preciso ter cuidado. Já no caso do deslize, o melhor a fazer é manter a calma. De repente, um deslize de 500 calorias pode se tornar 3.000 calorias se a pessoa der tudo como perdido!



Você está numa churrascaria. Você está comendo saladinha, suquinho com adoçante, de repente o seu colega do lado fica enchendo o saco: "Ah, você está tão bem, está fazendo tudo direitinho, come uma picanha gordurenta... come um petit gateau de sobremesa... toma um chopp... bebe 3 latas de refrigerante..." e você pensa: "É verdade! POR QUE NÃO?"

Dica do especialista: Educadamente, respire fundo e responda: "Não, obrigada(o)!"


Tudo muito simples, não? Em teoria, todos nós que fazemos dieta sabemos de tudo isso! Mas por que não praticamos? Por que nos sabotamos, sabendo dos nossos erros, sabendo das consequências ruins? Talvez falta só um pouquinho de força de vontade, um esforço mínimo para ser feliz :)


PS: Tentem assistir o vídeo da íntegra do programa (link lá no topo do post). Programa divertido :)

Beijos

9 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Oi Fabi
    Quem não se sabota? Nem digo dietas e tal.. acredito que é inerente ao ser humano isso. Sabotagens.
    Eu ando assim.
    beijoss

  1. Renata disse...:

    Oie! Gostei do post, vou assistir o programa hoje a noite! É bom prestar atenção quando estamos nos sabotanto, né? Hoje vou me pesar porque ja deu 1 semana do meu início.. Vou pesar a noite que foi quando eu me pesei inicialmente! Vamos ver no qeu deu!Força aí. bjs

  1. Aline Brich disse...:

    Oi Fabi
    Infelizmente tenho feito isso d+ comigo,fico tão arrazada!
    Luto diariamente contra os meus erros e não desisto nunca de mim,tá dificil mas eu vou conseguir!!!!
    Acompanho a sua historia e torço muito para que vc venha alcançar seu objetivo...de verdade!
    Obrigada pelo seu recadinho,foi de muita importância!!!
    Vamos lá.
    Bjus...

  1. Oiee!
    Adorei o blog, estou seguindo ;)

    Viu, é engraçado como a cabeça da gente pensa as mesmas coisa né?! Eu fiz um post esses dias sobre autosabotação sobre como minha mente ficava dizendo "ah já ta tudo errado, come mais um pouquinho", é terrível!

    Precisamos de muito auto-controle mesmo, e esse negócio de associar a comida com o emocional é o que complica tudo!

    Citando um post que eu li por aí (não me lembro), nós não somos cacachorro para sermos recompensados com comida, certo?!

    Beijos!

  1. Fabiana Ceoli disse...:

    Eu sou uma auto-sabotadora declarada rs... por isso estou me policiando bem nestas duas últimas semanas.
    Beijossssss Danica

  1. Fabiana Ceoli disse...:

    Assiste sim, o programa foi divertido... chorei de rir quando o Fernando falou da Berenex... quem nunca? :)
    Se pesa sim. Eu tô tendo que me policiar quanto à isso também. Geralmente, quando eu enfio o pé na jaca, eu evito me pesar, o que é errado, por isso engordei 10kg sem "perceber"... mas vamos que vamos, força daqui e força daí!
    beijos

  1. Fabiana Ceoli disse...:

    Oiii Anahi! Posso chamar de Piig? rs
    Estou te seguindo também, adorei o seu blog!!!
    Amei esse lance do cachorro! Realmente, não somos cachorros para nos recompensarmos com comida! Tudo é questão de auto-controle. Estou lutando para me manter firme na minha dieta dos pontos rs... Estou fazendo a 2 semanas e estou fazendo certinho.
    Acredito que seja como toda reabilitação rs... é difícil só no começo.
    Beijos e bom fim-de-semana!

  1. Pode chamar de Piig sim ;)
    Realmente Fabi, se a gente aguenta o começo, depois fica "natural". Mas temos que evitar as recaídas! Poxa fiquei 3 meses de dieta, lindamente, ai tive um fim de semana free, depois disso ficou tudo muito mais dificil! Que raiva! hehe
    Realmente como toda reabilitação rs

  1. Fabiana Ceoli disse...:

    Nossa, eu dei uma jacada esta semana... resultado? A balança subiu... vai a merda :ó(

Postar um comentário