Vamos falar de dumping?

domingo, 1 de maio de 2011

O que é a Síndrome de Dumpung?
É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago para o intestino, principalmente tratando-se de alimentos ricos em açúcar.

Quais são os sintomas?
Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, taquicardia, suor frio intenso, desmaios e diarréia após a alimentação.

Todos os operados têm dumping?
Nem todos. Alguns têm para doces, outros para alimentos gordurosos, outros não têm para nada.

Os sintomas são sempre iguais?
Não, cada um reage de uma forma diferente. Alguns operados sofrem bastante, outros têm sintomas mais fracos.

Eu e o Dumping:
Raramente eu tenho dumping. Pode ser até uma heresia falar isso, mas eu gostaria de ter mais intolerância de vez em quanto, talvez assim eu evitasse comer algumas bobeiras...

Mesmo quando tenho dumping a sensação é bem tranqüila. Geralmente, tenho taquicardia e sinto fraqueza.

Os dumpings mais fortes que senti foram: 3 situações!

Uma vez almocei pastel de frango com catupiry (na Pastelaria Brasileira - MARAVILHOSA! - na Rua Turiassú, em frente ao Shopping Bourbon, na Pompéia), e na hora de pagar comprei uma paçoca. Comi. Eu trabalho há 5km do shopping (dá uns 20 minutos de carro), e da pastelaria até o escritório eu achei que ia morrer! Cheguei e corri pro banheiro. Não tive suor, fraqueza, taquicardia, nada... só um PIRIRI FEDERAL, que eu achei que ia morrer, que ia me desintegrar em merda rsrs... Fiquei uns 20 minutos contados sentada no trono. Minha barriga doía muito! Depois deste dia, já comi pastel de novo, mas não misturei mais com paçoca. Aliás, nunca mais comi paçoca e nunca mais vou comer. Criei bloqueio!

Outra vez: almoço de domingo. Comi minha carninha e de sobremesa minha mãe me deu pêssego em calda com creme de leite. Cara, eu amo creme de leite! Na verdade, era creme de leite com pêssego em calda rsrs... Depois que acabou o pêssego, peguei sorvete de abacaxi e misturei com creme de leite... deu 10 minutos e tive sensação de morte! Tive diarréia e uma dor absurda no abdome. Achei que ia desmaiar. Forcei o vômito, e tive muita ânsia. Tomei chá de boldo (écat!) e a dor foi passando... nunca mais comi sorvete de abacaxi, criei outro bloqueio...

Última situação: aconteceu no Reveillon. Minha mãe fez uma sobremesa de abacaxi que eu amo. É um monte de abacaxi cortadinho em quadrado que vai o bendito... creme de leite! Depois da ceia, comi um pouco. E na hora fiquei mais branca do que papel. Quase desmaiei. E a dor no abdome voltou muito forte, eu não conseguia me mexer... tomei mais chá de boldo e a dor foi passando...

Ou seja: eu descobri que não posso comer creme de leite! Quer dizer, no strogonoff eu não tenho problema, talvez eu tenha intolerância para o creme de leite "cru". Enfim, eu não vou pagar pra ver, é horrível!

De resto, eu posso comer tudo: chocolate, refrigerante, arroz, macarrão, pizza, batata frita, MC Donalds, sorvete em geral, brigadeiro, trufa, pão-de-mel, coxinha, etc, etc, etc... eu não bebo (álcool), então não posso citar se tenho intolerância à bebida alcoolica.

Enfim, minha vida é comendo e descobrindo meus dumpings... mas posso dizer que, tirando estas 3 situações, os outros são bem tranqüilos e geralmente, mesmo eu sabendo que vou ter uma fraqueza, uma taquicardia, um suor frio, eu como e pago pra ver... é triste, eu sei, a cabeça da gorda aqui não foi operada #FATO

E vocês, meninas? Sofrem com dumping ou levam uma vida normal?

1 comentários:

  1. Débora Durães disse...:

    Ola amiga,
    Amei esse post.
    Eu tenho dumping, qdo exagero mesmo, no açucar, no carboidrato(que vira açucar) e gordura.
    Menina, ja tive uns fenomenais, mas sempre que exagero!!!
    Ainda Tenho cabeça de gorda e isso é f...
    Estou tentando ter controle, p/ que não aconteça mais, mas é bem dificil.
    bjos.
    http://afterbariatrica.blogspot.com/

Postar um comentário